SevenballShow

MENU

CURIOSIDADES ESPECIAL MISTERIOS ARTES FAMOSOS CINEMA TV | TEATRO TRYST 5X1 PHOTO GALLERY PET WORLD CARROS & MOTOS CIÊNCIA & TECNOLOGIA PLANETA ÁSIA COMUNICADOS

Follow Us in G+


Tigres não acumulam a poeira dos séculos; Tigres reinventam a vida todos os dias

Translate

Akita

Origem_A raça Akita talvez seja a mais conhecida e venerada entre as raças nativas japonesas. Apesar da semelhança com os cães dos antigos túmulos japoneses, o Akita moderno remonta ao século 17, quando um nobre, com um grande interesse por cães, esteve exilado na Prefeitura de Akita na ilha de Honshu, uma área acidentada com frio intenso durante o inverno. Ele desafiou os proprietários locais para competirem na criação de uma raça de poderosos cães de caça. Esses cães se destacaram na caça de ursos, veados e javalis, mantendo o esporte à distância para o caçador. Esses antepassados do Akita foram chamados de matagi-inu, ou “cão de caça”. Os números e a qualidade da raça variaram nos 300 anos seguintes. No final de 1800, ele passou por um período em que foi usado como cão de luta, e alguns chegaram a ser cruzados com outras raças, na tentativa de melhorar suas habilidades de combate.
Em 1927, foi formada a Sociedade Akita-inu Hozankai do Japão para preservar o Akita original, e em 1931 o Akita foi nomeado uma das riquezas naturais do Japão. O Akita mais homenageado de todos os tempos foi Haichiko, que esperava seu dono todas as noites na estação de trem para acompanhá-lo até em casa. Um dia, quando seu dono morreu no trabalho, Haichiko esperou por ele e continuou a voltar e a esperar todos os dias até sua morte, nove anos depois, em 8 de março de 1935. Hoje, uma estátua e uma cerimônia anual prestam homenagem à lealdade de Haichiko. O primeiro Akita chegou a América em 1937, quando Helen Keller trouxe um do Japão. Logo após a Segunda Guerra Mundial, os soldados voltaram para casa com Akitas do Japão. A popularidade da raça cresceu lentamente até receber o reconhecimento AKC em 1972. Desde então, ele tem conquistado admiradores e continua crescendo em popularidade. Hoje o Akita é usado como cão policial e cão de guarda no Japão. Outros nomes da raça: Akita Inu, Akita Japonês.

Temperamento_ O akita é um cão geralmente afetuoso, seguro, protetor e bem corajoso. Outra característica importante dos cães akitas é a paciência que possuem.. Só latem, se necessário. Costumam uivar quando está necessitando de alguma coisa.  É uma raça de cães possessiva com relação aos donos e território. Esta característica torna o akita um ótimo cão de guarda. Para atender os chamamentos do dono necessita ser educado e adestrado desde cedo. 

Cuidados_O Akita gosta de exercícios físicos e mentais diariamente. Ele precisa de oportunidades para correr em uma área segura ou usando uma coleira em caminhadas mais longas. Com bastante exercício e treinamento,  pode ser um cachorro doméstico tranquilo e educado. Ele é mais feliz se puder passar a maior parte do tempo com sua família. Os pelos precisam ser escovados cerca de uma vez por semana para remover pelos mortos, e mais frequentemente durante a perda de pelos. Os Akitas tendem a ser meio bagunceiros quando tomam água!

Saúde_Como ja foi citado, cuidados com a escovação são muito importantes, para manter o pêlo sempre bonito, principalmente na troca, onde o subpelo e o pelo morto devem ser retirados. A pelagem é semi-longa, ele pode tomar banho uma vez por mês. Deve ter os ouvidos limpos de 15 em 15 dias.

Preocupações maiores: CHD, PRA;  Outras: displasia do cotovelo, pênfigo, adenite sebácea, torção gástrica;
Vistos Ocasionalmente: PRA, luxação da patela, síndrome de VKH, entrópio , epilepsia, catarata, polineuropatia, hipoplasia renal cortical
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos.

Expectativa de vida_ 11 a 15 anos
 Tamanho médio - Macho: Alt: 63-71 cm, Peso: 38-58 kg
Tamanho médio - Fêmea: Alt: 58-66 cm, Peso: 29-49 kg


Share on Google Plus

About SevenballShow !

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário