SevenballShow

MENU

CURIOSIDADES ESPECIAL MISTERIOS ARTES FAMOSOS CINEMA TV | TEATRO TRYST 5X1 PHOTO GALLERY PET WORLD CARROS & MOTOS CIÊNCIA & TECNOLOGIA PLANETA ÁSIA COMUNICADOS

Follow Us in G+


Tigres não acumulam a poeira dos séculos; Tigres reinventam a vida todos os dias

Translate

Terra Nova_Newfoundland.

O Terra Nova, ou Newfoundland, é originário do noroeste do Canadá da região que lhe dá o nome. As teorias acerca da origem deste cão são muito variadas:
  • Resulta de cruzamentos entre os cães de Vikings e raças indígenas;
  • É produto da cruza entre cães indígenas e o Dogue do Tibete, levado por pescadores europeus até aquela região;
  • Descende do Retriever do Labrador. Teoria suportada nas semelhanças físicas e proximidade das regiões de origem;
  • Resulta de cruzamentos entre o Mastim dos Pirinéus, levada até à região pelos pescadores bascos, e cães indígenas;
  • Tem influências do Cão de Água Português, que viajava nos barcos dos pescadores de bacalhau portugueses.

Origem_Sua origem remonta a 1700, quando os primeiros Terra Nova eram de variedade Landseer: branco e preto. O Terra Nova de cor preta que conhecemos hoje é provavelmente fruto de uma seleção rigorosa. Estes cães foram trazidos posteriormente para a Europa por outros pescadores de bacalhau, adquirindo uma certa popularidade.
Durante o século XIX, os habitantes da Terra Nova (América do Norte, recém descoberta) ficaram por lei restringidos a não ter mais do que cão. Isto levou a vendas exportações massivas para a Europa que recebeu esta raça com entusiasmo. Esta popularidade alcançou o expoente máximo, quando em 1886, a raça foi oficialmente reconhecida pelo clube Inglês do Terra Nova.
O Terra Nova é muitas vezes apelidado do São Bernardo da água, devido à sua fama de resgatar tudo o que cai na água. Mesmo as crianças que saltam para brincar na piscina são salvas... contra à vontade. São inúmeros os salvamentos atribuídos a cães desta raça. Em 1919, foi atribuída uma medalha de ouro a um cão desta raça, por ter resgatado um barco salva-vidas com 20 náufragos.(!)
O Terra Nova era também utilizado como cão de tração, carregando leite, madeira e outros volumes.
Temperamento_O Terra Nova é um cão gentil e dócil. Gosta sobretudo de água e de recuperar objectos (busca). Não hesita em salvar tudo e todos da água... mesmo que não necessitem.
O Terra Nova é obediente ao dono e gosta de agradar, mas não é particularmente fácil de treinar. Os movimentos lentos exigem paciência por parte do dono. Muito sensível ao tom de voz do dono, necessita de um treino estimulante e divertido. Bastante afectuosos, não gostam da solidão e podem ficar deprimidos na ausência do dono.
É bom cão de guarda e de alerta. Tem um ladrar grave, que usa para dar sinal ao dono. Se sentir que a família está em perigo coloca-se entre o dono e o perigo, como forma de proteção.
Excepcionais com crianças, precisam contudo de ser ensinados a não ter brincadeiras bruscas. Mostram-se desconfiados com estranhos, mas são pacíficos. Ficam bem com gatos e outros animais, mas os machos não simpatizam entre si.
Com um nível de energia moderado, adaptam-se à vida no apartamento, desde que suficientemente exercitado. Natação é a atividade ideal para este cão. Os passeios diários são indispensáveis.
Características_O Terra Nova é um cão de porte grande. Os machostem cerca de 71 cm e os 68kg e as fêmeas têm em média 66cm e 54 kg.
As características mais evidentes do Terra Nova são a sua força e o seu ar ativo.Quando filhote, este cão  se assemelha mais a uma cria de urso que um cachorro. Daí veio a lenda de que o Terra Nova descende de ursos da região.
O Terra Nova tem uma pelagem resistente à água com subpêlo e pele oleosa. A pelagem exterior é de comprimento médio e lisa. O subpelo é denso e fofo e mais profuso no Inverno do que no Verão. O pêlo na cabeça, queixo e orelhas é curto e fino. As patas são adornadas com uma pelugem.
As cores principais são o castanho, o preto e o preto e branco. O preto sólido é a cor tradicional. Nesta variedade encontram-se manchas brancas no peito, pés e na ponta da cauda. A variedade preta e branca tem um peso histórico significativo e é conhecida como Landseer. A cabeça deve ser preta com uma mancha branca que se estende até ao queixo. A sela deve ser preta bem como a parte superior da cauda. A variedade castanha é a menos comum. A tonalidade varia desde o bronze até ao chocolate. Manchas brancas são encontradas no peito, pés e ponta da cauda.
Saúde_Devido ao grande porte, o Terra Nova é especialmente afetado por displasias, da anca e do cotovelo. Torção do estômago é também comum. Um grave problema hereditário na raça é a estenose pulmonar, uma deficiência, estreitamento, da válvula pulmonar, que pode causar a morte do cão enquanto pequeno. O problema pode ser resolvido com testes nos progenitores. Menos frequentes são problemas oculares.
O Terra Nova não lida bem com o calor e deve ter sempre acesso a água e sombras.

Cuidados_A pelagem do Terra Nova deve ser escovada duas a três vezes por semana. O subpêlo renova-se duas vezes por ano, na Primavera e Outono, o que implica uma escovagem mais frequente para remover os fios soltos.
O Terra Nova não é um cão que me mantenha limpo durante muito tempo. Sempre que tiver acesso à água, o Terra Nova não vai hesitar em se molhar, por isso tenha uma toalha à mão, quando passear om ele perto de rios, mar ou lagos... E mantenha-o longe de sua piscina!
O Terra Nova costuma babar-se após beber água, largando pingos por onde passa!
Share on Google Plus

About SevenballShow !

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário