SevenballShow

MENU

CURIOSIDADES ESPECIAL MISTERIOS ARTES FAMOSOS CINEMA TV | TEATRO TRYST 5X1 PHOTO GALLERY PET WORLD CARROS & MOTOS CIÊNCIA & TECNOLOGIA PLANETA ÁSIA COMUNICADOS

Follow Us in G+


Tigres não acumulam a poeira dos séculos; Tigres reinventam a vida todos os dias

Translate

Dia Mundial do Teatro | Dia Nacional do circo

27 de março é o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro!
A Funarte  – Fundação Nacional de Artes – comemora com artistas, produtores e técnicos de todo o Brasil o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro.
Aos profissionais das lonas, trupes e grupos que transformam proeza e ousadia em espetáculo; e aos que atuam no teatro, nesta arte considerada única, efêmera, que coloca um homem – o artista – na frente de outros homens – público –, refletindo sobre nossa existência, seja através da tragédia, do drama ou da comédia, nosso parabéns!
O Dia Nacional do Circo presta homenagem ao nascimento do inesquecível Palhaço Piolin. E o Dia Mundial do Teatro, criado em 1961, marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
Na área circense, a Funarte atua em duas frentes: por meio da Coordenação de Circo, responsável pela elaboração das políticas de fomento à produção, difusão e documentação; e da Escola Nacional de Circo (ENC), instituição de ensino que oferece cursos regulares de formação e reciclagem de artistas.
Na área teatral, a instituição desenvolve políticas de fomento à produção, circulação, ampla atividade cultural de excelência, impulsionando a cadeia produtiva do setor, através de atividades a serem realizadas em cada espaço cultural, que têm como responsáveis o Centro de Artes Cênicas da Funarte e a Coordenação de Teatro.
Escola Nacional de Circo terá espetáculos gratuitos a partir de março!_ Primeiro espetáculo, "Tudo Novo de Novo", será realizado em comemoração ao Dia Nacional do Circo. Público também poderá visitar a Escola durante todo o ano, com agendamento prévio
A Escola Nacional de Circo, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vai abrir seus portões, no Dia Nacional do Circo, 27 de março, para apresentar o espetáculo Tudo Novo de Novo. Esta será a primeira de uma série de apresentações circenses que a ENC vai realizar mensalmente, até novembro, em sua sede, na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, com entrada gratuita.
Sobre a ENC – Única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo realiza Curso Técnico em Artes Circenses e Intercâmbios. Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural circense, a escola cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte. Aberta à reflexão e à experimentação, contribui também para a renovação da linguagem do circo.
Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha e por Orlando Miranda, a ENC reúne, em seu corpo docente, profissionais com mais de 30 anos de carreira artística, alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição. Atualmente, a Escola conta com cerca de 57 alunos matriculados e oferece aulas em dois turnos. A admissão é realizada mediante concurso público.
A Escola Nacional de Circo está sediada na Praça da Bandeira, ponto tradicional de armação de circos no século XIX e início do século XX. O terreno, com sete mil metros quadrados, abriga uma lona moderna de quatro mastros, com capacidade para 1,2 mil espectadores. O espaço possui salas de aula, dança, auditório, musculação, fisioterapia, refeitório e oficina para confecção e conserto de aparelhos.
Share on Google Plus

About SevenballShow !

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário